Home RSS

terça-feira, 3 de junho de 2008

Cadeias alimentares do Cambriano semelhantes às actuais

Cambriano cambrianUm grupo de investigação liderado por Jennifer A. Dunne, do Santa Fe Institute, investigou cadeias alimentares da era Cambriana, e descobriu que elas são muito semelhantes às cadeias alimentares que se encontram entre as espécies de hoje.

As muitas semelhanças entre as cadeias alimentares do Cambriano e as de hoje apontam para restrições surpreendentemente fortes e duradouras na organização de interacções alimentares complexas entre as espécies de metazoários.


Apenas alguns conjuntos de animais de Chengjiang e de Burgess Shale da era Cambriana (cerca de 540 a 525 milhões de anos atrás) estavam suficientemente bem preservados para permitir tal estudo. Mas entre estes descobriram que

As regularidades observadas reflectem uma estrutura de dependência sistemática no número de táxons e ligações numa cadeia alimentar. A maior parte dos aspectos da estrutura da cadeia alimentar do Cambriano estão bem caracterizados por um "modelo de nicho" simples, que foi desenvolvido para cadeias alimentares modernas e tem em conta este nível de dependência.


As poucas diferenças que os pesquisadores observaram nestes casos podem estar relacionados com o facto de o número de filos (planos corporais básicos) ser sensivelmente o mesmo centenas de milhões de anos mais tarde, mas existem muitas outras espécies dentro de alguns filos hoje. Aqui estão algumas outras histórias sobre a era Cambriana:

Director da Smithsonian x Explosão Cambriana

Animais aparecem subitamente... e depois nada mais acontece... Porquê?


Controvérsia : A Explosão do Câmbrico

(por O'Leary)



0 comentário:





A origem da vida não é consensual. A evolução dos seres vivos não é consensual. A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os darwinistas nem se atrevem a tentar explicar.


Este blog trata da Teoria do Design Inteligente, Darwinismo e Teoria da Evolução